Ficção para adultos: O nº 11 (Colibri) Começar de novo (Oficina do livro) Uma pedra sobre o rio (Reedição Oficina do Livro) Escrito a lápis (Difel) O degrau de cima (Sete Caminhos) Mais poste, menos poste (Padrões Culturais) De Nome, Esperança (Oficina do livro)
Eu já os li todos! Porque sei que vão gostar, recomendo que façam o mesmo.
E descobri um site com 3 perguntas a Margarida Fonseca Santos sobre o livro Começar de Novo. Deixo aqui o endereço, para quem quiser espreitar: www.novoslivros.online.pt
Anónimo disse…
Sou uma jovem de 16 anos e particularmente posso dizer que adorei o livro "Começar de Novo".
É inspirador, forte e ao mesmo tempo ferido. Mas completamente encantador!
Já há muito que não tinha tanto prazer em ler, como quando li esse livro!
Agradeço-lhe imenso as suas palavras. Conseguir que o leitor se comova, zangue, ria e viva a história é o meu objectivo principal, pois a vida é feita de emoções. Pode imaginar o bom que é receber uma mensagem como a sua. Um beijinho Margarida
" Olá! Sou ser rápido antes que isto acabe... estou num nº11 que aconteceu SÓ no rés-do-chão! A luz faltou, e os vizinhos do RC Dir. abriram a porta para entrar a luz do corredor (que, curiosamente, está a funcionar, tal como o 1º piso). Nós, no RC Esq. também temos a porta aberta. Provavelmente vamos ter que comer fora, porque nesta casa não se cozinha nada sem electricidade. Escrevo-te com uma hora e seis minutos de bateria que restam no meu computador portátil. Estamos a espalhar velinhas. A minha mãe já telefonou à EDP, e eles dizem que vêm a caminho, mas ainda deve demorar. A luz faltava muito na minha antiga casa (a 1ª desde que voltei a Lagos), porque tínhamos pouca electricidade e muitas coisas ligadas. Mas íamos ao quadro, puxava-mos aquela "coisa" para cima e tudo voltava. Desta vez é diferente. Houve interacção com os vizinhos. Quando chegámos a casa, o vizinho da frente acabara de sair e perguntou-nos se tínhamos electricidade. Vimos que não tínhamos e pronto. No meio de tudo, nós vimos a casa deles e eles viram a nossa, e a filha dos vizinhos, a pequena Mariana, veio cá fora e disse o seu nome! Que engraçado. É só um pequeno nº11, mas vale a pena contar. Agora com o resto da bateria tenho que urgentemente fazer o trabalho de história.
Fantástico!!! É a realidade a dar força à ficção... Obrigada, Tomás! Um grande beijinho Margarida
Anónimo disse…
Assisti à sua palestra na Escola Jorge Peixinho e posso dizer em nome do 9ºF que foi bastante cativante e todos gostámos muitíssimo da sua apresentação e quero agradecê-la, por isso.
Como demorei um pouco para encontrar essas 3 perguntas (e porque descobri mais 3X3) resolvi acrescentar informação ao comentário da Rita Vilela e deixar aqui o link directo para as perguntas que te fizeram: http://novoslivros.blogspot.com/search?q=Margarida+Fonseca+Santos Da ficção para adultos, já li o N.º 11 e o Escrito a Lápis... Gostei imenso de tudo nos dois: o enredo, as personagens, a construção da narrativa (em alternância)... neste momento estou muito curiosa com o Começar de Novo, já o tenho e está na calha ;) e foi por isso que vim à descoberta! Se me deres o direito de fazer um pedido especial... eu gostava que te dedicasses um pouco mais a nós, adultos!!! (embora eu admita muitas vezes que os teus livros infantis/juvenis também são para adultos... só para esclarecer ;)
Minha querida, e eu que desejo tanto escrever mais para adultos. Os contos são a minha perdição. Eu já te dei o Degrau de Cima? Tenho de to levar!!! Um beijo sempre deslumbrado com esta tua capacidade de nos entusiasmar!
Bem... postas assim as coisas... confesso-te que não... não tenho O Degrau de Cima :)
Anónimo disse…
sou do 11º ano e tenho 16 anos. acabei ontem de ler o "escrito a lápis", digamos que gostei. é uma leitura facil em 1 hora e 30 minutos lê-se bem :) estou habituada a histórias mais complexas mas esta tem um tema importante: a amizade; E achei muito simples mas inteligente e brilhante a maneira como foi transmitido o seu significado. Mas gostaria de perguntar o porque do título: será que é só por ser o início da relação entre as duas personagens principais? Ou porque é referida várias vezes? … Beijinhos e obrigada
Olá! Obrigada por teres vindo aqui deixar esta mensagem. E fico contente por teres gostado! Estava aqui a pensar que és capaz de gostar de ler um livro que se chama "Brincar com coisas sérias", queres experimentar? Em relação à tua pergunta - espero que não fiques chocada! A verdade é que eu sempre tive a mania de escrever a lápis na agenda coisas que achava que talvez não fossem acontecer. Quando preciso de as passar a limpo isso quer dizer que vão mesmo acontecer. Uma mania como outra qualquer, estás a pensar, e cheia de razão! Mas aquilo que sinto é que, quando há pessoas e coisas importantes, devo "passá-las" a tinta, para que fiquem. É essa a razão de ter posto este título a um livro sobre a amizade. Espero saber mais notícias tuas! Um grande beijinho Margarida
Anónimo disse…
Agradeço a resposta :) Então o simples facto de o título ter aquele nome é apenas por opinião própria e algo que costuma fazer, tal como o rapaz do livro, o Francisco que escreve aquilo que acha da vida. E também agradeço por me ter aconselhado esse livro, se o conseguir arranjar e acabar de o ler venho aqui exprimir a minha opinião. Muito obrigada. Vanessa (anónima do 11ºano)
Txiiiii! Quero lê-los todinhos! E não só estes, estes daqui também: http://margaridafonsecasantos.blogspot.com/2007/06/bibliografia.html !! Já estou no caminho! ;) Abraço, Pedro Caetano Carvalho
Comentários
E descobri um site com 3 perguntas a Margarida Fonseca Santos sobre o livro Começar de Novo. Deixo aqui o endereço, para quem quiser espreitar: www.novoslivros.online.pt
É inspirador, forte e ao mesmo tempo ferido. Mas completamente encantador!
Já há muito que não tinha tanto prazer em ler, como quando li esse livro!
Um beijinho
Margarida
Olá!
Sou ser rápido antes que isto acabe...
estou num nº11 que aconteceu SÓ no rés-do-chão!
A luz faltou, e os vizinhos do RC Dir. abriram a porta para entrar a luz do corredor (que, curiosamente, está a funcionar, tal como o 1º piso). Nós, no RC Esq. também temos a porta aberta.
Provavelmente vamos ter que comer fora, porque nesta casa não se cozinha nada sem electricidade.
Escrevo-te com uma hora e seis minutos de bateria que restam no meu computador portátil.
Estamos a espalhar velinhas.
A minha mãe já telefonou à EDP, e eles dizem que vêm a caminho, mas ainda deve demorar.
A luz faltava muito na minha antiga casa (a 1ª desde que voltei a Lagos), porque tínhamos pouca electricidade e muitas coisas ligadas. Mas íamos ao quadro, puxava-mos aquela "coisa" para cima e tudo voltava. Desta vez é diferente. Houve interacção com os vizinhos.
Quando chegámos a casa, o vizinho da frente acabara de sair e perguntou-nos se tínhamos electricidade. Vimos que não tínhamos e pronto. No meio de tudo, nós vimos a casa deles e eles viram a nossa, e a filha dos vizinhos, a pequena Mariana, veio cá fora e disse o seu nome! Que engraçado.
É só um pequeno nº11, mas vale a pena contar.
Agora com o resto da bateria tenho que urgentemente fazer o trabalho de história.
ABraços e beijinhos!
Tomás
"
Um grande beijinho
Margarida
João Louro
Bem, a escola Jorge Peixinho vai ficar na minha memória para sempre, disso podem ter a certeza...
http://novoslivros.blogspot.com/search?q=Margarida+Fonseca+Santos
Da ficção para adultos, já li o N.º 11 e o Escrito a Lápis... Gostei imenso de tudo nos dois: o enredo, as personagens, a construção da narrativa (em alternância)... neste momento estou muito curiosa com o Começar de Novo, já o tenho e está na calha ;) e foi por isso que vim à descoberta!
Se me deres o direito de fazer um pedido especial... eu gostava que te dedicasses um pouco mais a nós, adultos!!! (embora eu admita muitas vezes que os teus livros infantis/juvenis também são para adultos... só para esclarecer ;)
Um beijo sempre deslumbrado com esta tua capacidade de nos entusiasmar!
acabei ontem de ler o "escrito a lápis", digamos que gostei. é uma leitura facil em 1 hora e 30 minutos lê-se bem :)
estou habituada a histórias mais complexas mas esta tem um tema importante: a amizade; E achei muito simples mas inteligente e brilhante a maneira como foi transmitido o seu significado.
Mas gostaria de perguntar o porque do título: será que é só por ser o início da relação entre as duas personagens principais? Ou porque é referida várias vezes? …
Beijinhos e obrigada
Estava aqui a pensar que és capaz de gostar de ler um livro que se chama "Brincar com coisas sérias", queres experimentar?
Em relação à tua pergunta - espero que não fiques chocada! A verdade é que eu sempre tive a mania de escrever a lápis na agenda coisas que achava que talvez não fossem acontecer. Quando preciso de as passar a limpo isso quer dizer que vão mesmo acontecer. Uma mania como outra qualquer, estás a pensar, e cheia de razão! Mas aquilo que sinto é que, quando há pessoas e coisas importantes, devo "passá-las" a tinta, para que fiquem. É essa a razão de ter posto este título a um livro sobre a amizade.
Espero saber mais notícias tuas!
Um grande beijinho
Margarida
Então o simples facto de o título ter aquele nome é apenas por opinião própria e algo que costuma fazer, tal como o rapaz do livro, o Francisco que escreve aquilo que acha da vida.
E também agradeço por me ter aconselhado esse livro, se o conseguir arranjar e acabar de o ler venho aqui exprimir a minha opinião.
Muito obrigada.
Vanessa (anónima do 11ºano)
Um beijinho
Margarida
Já estou no caminho! ;)
Abraço,
Pedro Caetano Carvalho
Um grande beijinho e talvez até a um mês, não