Visão Júnior de Junho

Foi uma conversa com três jovens - Ema, Filipa e Miguel são os repórteres da Visão Júnior deste mês.
Conversámos muito, divertimo-nos, e sempre com uma companhia extraordinária - a professora Rita Frazão, da escola Conde de Oeiras, e a equipa da Visão (trataram-nos com uma delicadeza extraordinária!).
Gostei tanto... Ora vejam:

Visão Júnior de Junho - Conheço um Escritor


Workshop de Escrita Criativa

Works hop de Escrita Criativa
Workshop  de Escrita Criativa - Genius y Meios
 A escrita criativa baseia-se no jogo: é através dele que se desenvolve a capacidade de associar e guardar ideias, imagens, memórias, que dão origem a contos, crónicas, reflexões, diálogos. Neste workshop propomos que experimente enfrentar a folha em branco. Vai encontrar exercícios que fazem nascer as histórias, que dão um novo sentido à construção de personagens. Será um dia cheio de sorrisos e de textos muito criativos!

Conteúdos:
O que é escrita criativa, exercícios de desbloqueio, exercícios de construção de texto, personagens, momento de viragem e caracterização (espaço e personagens), o diálogo, ritmo do texto e depuração da linguagem.

INSCRIÇÕES AQUI14 de Julho, 10-18h Local: Rua Ivens, 14, 1249-108 Lisboa
  

"Saber ao Certo" - Público

Foi assim que a Rita Pimenta, no Público de hoje, 21 de maio de 2012, escreveu sobre o livro "Saber ao Certo" e o lançamento.
Eu e a Francisca Torres estamos muito felizes com esta leitura atenta de tudo o que se escreveu, desenhou e apresentou!

Saber ao Certo


Não, não é engano!
Saber ao certo é um livro em português e espanhol, duas entradas para o mesmo conto. A ilustração e design são da Francisca Torres - o nosso primeiro livro!

Este conto fala do momento em que se assume, em sociedade, a homossexualidade e tudo o que acontece então. Um livro que levará jovens e adultos a pensar, será? Espero que sim.

"– Queres contar-nos alguma coisa sobre ti, Filipe?
Apeteceu-me dizer que não, mas não o fiz. Contudo, acho que os meus olhos, ou a cara vermelha, ou o corpo encolhido, um deles deve ter respondido por mim. A mão da coordenadora da reunião repousou no meu ombro. Parecia-me que aquele toque leve retirava o peso que carregava. Limitei-me a ouvir. Era uma reunião de apoio, com gente de todas as idades. Ouvi muito mais do que imaginava possível. Na minha cabeça os flashes sucediam-se, uns atrás dos outros, com tantos sucedidos... Bombardeavam-me o caminho."

A apresentação será no dia 15 de maio, dia da família, por Daniel Sampaio, no CES, Picoas Plaza, às 18h30 - venham ter connosco!

(os direitos revertem para Amplos Bring-out) Editorial Estampa

histórias em 77 palavras, uma nova fase

Durante mais de um ano, acarinhadas por Maria Jorge Costa, então directora da revista Pais & Filhos, escrevi 3 histórias por mês, que a Francisca ilustrou. Foi uma época muito importante, mas que agora acabou. Ficaram os laços fortes com esta mulher extraordinária que é a Maria Jorge, ficou este bichinho das histórias em 77 palavras.

Esta parceria que começámos (e que resultou igualmente num livro que será lançado no dia 15 de maio), aproximou-nos de tal forma como dupla criativa, que decidimos continuar. 
A partir desta semana, iremos, eu (no texto) e a Francisca Torres (na ilustração), manter o desafio de contar em 77 palavras. 
Se, neste primeiro ano, a história precedia a ilustração, vamos agora inverter a ordem das coisas. A Francisca irá enviar-me uma ilustração, cabendo-me então a tarefa de a contar em... 77 palavras.
Espero que gostem! Nós divertimo-nos e emocionamo-nos muito, sempre...

A primeira história é uma homenagem a Bernardo Sassetti.

Primeira reacção ao livro

Feira do livro









6 de Maio - 17h - Babel - com M Teresa Maia Gonzalez e Rita Vilela,
com os livros Fábulas a 3 mãos (Memória de Elefante e O Tubarão Vegetariano)

6 de Maio - 18h - Editorial Estampa
com o livro Saber ao Certo

13 de Maio - 16h Leya, com M João Lopo de Carvalho,
com os 7 irmãos (e todos os outros, claro...)