Já se pode "Saber ao Certo"


Já está disponível o nosso livro Saber ao Certo,
numa edição Estampa bilingue (português/castelhano)

Eu escrevi o texto, a Francisca Torres fez a ilustração e o design gráfico, a Sofia Norton e a Marina Erlich fizeram uma tradução muito sensível e cuidadosa. Estamos todos muito felizes com o resultado.

Que livro é este?
Fala do momento em que se assume a homossexualidade, e de tudo muda a partir daí - o que se reforça e se enfraquece, o que fica turvo e o que se clarifica, fala da solidão e dos reencontros, das dúvidas e das certezas. Espero que ajude, jovens e adultos, a mergulhar neste tema e a entendê-lo.  

O lançamento será no dia 15 de Maio, às 18h30, no CES, Picoas Plaza, Lisboa. A apresentação será feita pelo Prof. Daniel Sampaio, e contaremos com a presença de várias organizações portuguesas e espanholas.
(os direitos revertem para AMPLOS)

O som das histórias

Na Revista de Educação Musical nº 135, da APEM, um artigo meu:

O Som das Histórias

Quando o som e a escrita se cruzam...

Resumo: Contar uma história é sempre um desafio. Fazê-lo com a ajuda do som transforma esse desafio numa experiência que nos toca. Neste atelier vamos descobrir como o som potencia e dá um significado diferente às palavras e ao momento em que ouvimos uma história. Vamos juntar intensidade e magia às palavras que contam, transportando os ouvintes para um patamar diferente de compreensão e percepção. Através de exercícios simples de construção de enredo, e aliando a isto uma "partitura" do conto, vamos juntar os sons que permitirão fazer da história uma experiência sentida de uma forma especial. Porquê? Porque vamos ouvi-la... de olhos fechados!

Também chamo a atenção para o artigo da Cristina Brito da Cruz: Aprender a ler música sem partitura. Esta tem sido a nossa grande batalha - embora eu já não esteja na ESML, sempre que este assunto aparece, junto a minha voz ao coro dos que permanecem a lutar pelo ensino da música pela música... não pela partitura!!! Leiam, percebe-se muito bem o que é, de facto, importante. Parabéns, Cristina!