Cursos em Escrita Criativa Online



Curso "Agarra-me esse texto!" - escrita criativa para adolescentes (4 semanas)
Bloco 1 – Como se desbloqueia a escrita – da confusão ao texto.
Bloco 2 – As personagens – do óbvio ao escondido.
Bloco 3 – Afinal, o que é uma história? Descobrir o motor da história.
Bloco 4 – Tempo, espaço e trabalho de pormenor – como contar.



Escrever para Crianças I (11 semanas);
1 – O público-alvo e as particularidades da escrita para crianças. 2 – Simplicidade; escrita de diálogos. 3 – A moralidade. 4 – Caracterização, tempo físico e tempo psicológico. 5 – A poesia e a lengalenga. 6 – Os narradores. 7 – Objectos e animais nas histórias. 8 – Temas do conhecimento. 9 – A narrativa cronológica e a anacrónica. 10 – O medo, morte e o mundo proibido. 11 – Acabar, rever e melhorar

Escrever para Crianças II (11 semanas);
1. Depurar a linguagem. Descrição indirecta. O espaço. 2 . Os diálogos – riqueza e subentendidos. 3. Transmitir uma mensagem sem ser moralista – o direito de pensar por si. 4. Metáforas. Simulação de uma encomenda concreta. 5. A esperança e a cidadania, a solidariedade e a resiliência. 6. Dar corpo e reenquadrar a morte, a raiva, o ciúme. 7. Escrever o non-sense. 8. Fábulas – que realidade? 9. Objectos observadores. Visão subjectiva e deturpada. 10. O mesmo herói, várias histórias. 11. Histórias muito curtas – uma história por dia.


Livro Juvenil (13 semanas)
1. A escrita para jovens. Os diálogos – uma parte fundamental desta escrita. 2. A construção de personagens e espaços. Narrador e narração na 1ª pessoa. 3. O primeiro capítulo – entrar na acção, prender o leitor. O tempo. 4. Que dizer do final? Importância da última impressão. 5. Capítulos e sub-capítulos. Uma história dentro da história. 6. Aventura: as funções de Propp. Temas e esboço. 7. Fantástico: um mundo mágico. Primeiro esboço. 8. Conto. Narrativas abertas. Temas e impacto. 9. Romance – mais personagens, maior detalhe, mais tempo para contar. 10. Começar. Apoio aos dois primeiros capítulos / conto (1) 11. Apoio aos dois primeiros capítulos / conto (2) 12. Apoio aos dois primeiros capítulos / conto (3) 13. Apoio aos dois primeiros capítulos / conto (3)



Escrever Teatro para Crianças (em breve)

Sem comentários: