Uma questão de azul-escuro




Aqui vos deixo um livro sobre a violência (nas escolas, nas ruas, na vida...). As idas às escolas com este livro têm sido tão comoventes - e já fizeram descobrir tantos casos escondidos em lágrimas e silêncios...

Não foi um livro fácil de escrever, mas fiquei tão contente com o resultado!

As ilustrações são da Sandra Serra, e estão excelentes.



Sinopse: Luís insiste em não tirar o fato de treino, que se adequaria aos dias de inverno que já foram embora. A professora, ao chamá-lo de parte para o ajudar a despir a camisola, descobre um mundo de sofrimento tapado pelas mangas e calças compridas - um sofrimento azul-escuro, feito de nódoas negras, uma paralisia assustada e muitos segredos.
Aprender a lidar com a violência e conhecer as ajudas possíveis será o próximo passo. E este será dado por toda a turma.

13 comentários:

Rita Vilela disse...

A capa promete.
Aposto que por dentro está fabuloso.

Margarida Fonseca Santos disse...

Foi difícil de escrever, uma arquitectura que se fosse entranhando, mas estou muito contente com o livro. Vamos ver se quem ler também gosta...:)

helena frontini disse...

Mais um livro a recomendar no início do ano lectivo. Mas antes, tenho de o ler para saber se vai no monte de livros para os devoradores de livros ou no dos distraídos.
Bom fim de semana.

Margarida Fonseca Santos disse...

Este seu comentário deixou-me a sorrir... Depois diga-me como ficou, estou curiosa! Um beijinho, obrigada

Vitor Coelho da Silva disse...

Colocado aqui: http://www.portugalnet.pt/artigoparceiro.php?id=158

Margarida Fonseca Santos disse...

Obrigada! Não estou a conseguir seguir o link, mas a rede aqui é muito lenta, amanhã já estarei noutra. Um abraço

Rosa Carioca disse...

Agora eu é que fiquei curiosa!
Não vejo a hora de devorá-lo e partilhá-lo com os meus alunos. Aliás, eles perguntaram qual seria o próximo; com certeza, vão gostar de ler.

Prof. Dália Santos disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!
Estou ansiosa para ter nas mãos este livro da nossa cor!
Bolas, andei tão distrída! :(((
Beijinhos

Margarida Fonseca Santos disse...

Este é muuuuuuuuuuuuito especial!
Depois diz-me como o leste...!
Um grande beijinho

elisa ramos disse...

Mais um livro interessante com certeza!
A temática é atualíssima.
Vamos comprá-lo! Os fiéis leitores merecem.

Beijinhos e até sempre!
Elisa

Margarida Fonseca Santos disse...

Obrigada!
Acho que vai gostar... E servirá de certeza de pontapé de saída para muitas conversas.
Um grande beijinho a todos

Bruna Ferreira disse...

gostai muito do livro e muito giro e da para perceber a vida de um menino que terá sofrido.
beijinhos ...
gosto muito dos seu livros...
#uma_questão_de_azul_escuro<3

Margarida Fonseca Santos disse...

Muito obrigada, Bruna, que bom!
Um grande beijinho