Parceiras de Palavras - Rita Vilela


Take two – Rita Vilela

Conheci a Rita por telefone, numa conversa de horas que nos deixou com a sensação de que nos conhecíamos há já bastante tempo. Passados alguns meses, encontrei-a numa formação. Aí, para além de gostar do seu humor, positivismo e profissionalismo, surpreendi-me com a forma como escrevia, muito particularmente do uso que fazia da metáfora, paixão que partilhamos. Resolvi indagar: haveria alguma coisa a ser escrita…? Havia, mas a Rita esperava paciente por uma resposta havia quase dois anos. Pensei… Não pode ser!
Na altura estávamos a trabalhar o treino mental e a força da metáfora na promoção de mudanças de comportamento. Apetecia-me escrever metáforas, à Rita também. E decidimos – vamos escrever um livro de metáforas para adultos (pensámos nós), livros com perguntas e caminhos entre histórias, num desafio constante ao leitor. Assim nasceram Histórias para Contar Consigo e Brincar com Coisas Sérias. Os contos da Rita estão recheados de trocadilhos de palavras e sentidos, num aproveitamento genial das coisas banais do dia-a-dia, fazendo delas histórias divertidas e fortes.
Daí a termos começado a contá-las em serões foi um passinho pequeno. Contamos com cumplicidade e muito prazer… Costumamos dizer uma à outra: é bom contar contigo! E contamos, de facto, em todos os sentidos.
Mas o passo maior foi dado pelas escolas – acolheram este livro nas aulas de Formação Cívica e Português, sendo delicioso estar com os jovens que leram estes contos. E recebemos amiúde mails e mensagens sobre o efeito dos livros no leitor, o que nos deixa mesmo felizes.
Tinha-se criado assim uma relação de amizade muito forte, onde a escrita em parceria era apenas um detalhe. Para quem não conhece a Rita, pode começar a procurá-la. A saga Oníris é um prodígio de criatividade, prendendo o leitor sem fôlego desde o primeiro instante… E a recente colecção, Perguntas à procura de Resposta, promete dar que falar no seio dos educadores e professores dos 1º anos. Muito interessante!
Daqui a uns dias, sairá a colecção Fábulas a Três Mãos. Partindo de uma ideia da Mª Teresa M Gonzalez, construirmos estes livros juntas e calculo que serão uma mais-valia para os pais e professores.

Sem comentários: