7x1910, contado pelo Pedro!


Um trabalho simples e que diz tudo!!!
Parabéns, Pedro (5º ano)
(aqui fica o trabalho do Pedro)


7 x 1910 - Histórias da República

1ª história:
"Eu, o mapa cor-de-rosa"
Nesta história, conta-se que o rei D.Carlos queria unir Angola com Moçambique mas a Inglaterra queria unir as suas províncias de Norte a Sul. Se Portugal não aceitasse o que a Inglaterra pretendia fazer, a Inglaterra atacava Portugal e Portugal teve de ceder.

2ª história:
"Eu, a bala"
Esta história conta que o Almirante Cândido dos Reis se suicidou, pensando que a revolução do 5 de Outubro tinha falhado.

3ª história:
"Eu, a bandeira branca"
Um diplomata alemão, no dia 5 de Outubro de 1910, vendo que havia uma grande confusão, pegou numa bandeira branca e levantou-a. Os republicanos, ao olhar para a bandeira branca, pensaram que a monarquia tinha cedido.

4ª história:
"Eu, a coroa"
A coroa real, que não era posta desde o rei D.João IV, conta como viu o rei D.Manuel II a deixar o trono.

5ª história:
"Eu, o navio de guerra"
Um navio de guerra estava ancorado no rio Tejo a bombardear os militares da monarquia, conseguiu pôr em fuga o rei de Portugal e tornar a revolução vitoriosa.

6ª história:
"Eu, o iate real"
Conta a história que D.Manuel II, vendo a monarquia derrubada, fugiu de Lisboa para a Ericeira e daí para Gibraltar e depois foi para Inglaterra.

7ª história:
"Eu, a varanda"
Foi da varanda municipal de Lisboa que José Relvas proclamou a implantação da República perante a multidão que assistia impaciente na praça.

2 comentários:

Madeirita disse...

Maria Fonseca Santos , eu sou aluna da escola Almirante Gago Coutinho .
Os meus professores disseram-me que nos vinha fazer uma visita dia 25 de Janeiro de 2011.Vamos recebe-la com todo o carinho possível!!Espero que goste da nossa escola e que goste também da nossa companhia !!! Adeus até dia 25!!

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá!
E é verdade, vou mesmo. E estou ansiosa por vos conhecer... Acho que vou gostar mesmo muito!
Um grande beijinho para todos, até quase já!!!