Biografia


Nasceu em Lisboa, a 29 de Novembro de 1960.
Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005.
Começou a escrever em 1993 e isso tornou-se uma verdadeira paixão, paixão essa que a levou a mudar de vida. Deixou o ensino da música e, neste momento, dedica-se a tempo inteiro à escrita.
Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro.
Assina, com Maria João Lopo de Carvalho, a colecção juvenil 7 irmãos, e, com Maria Teresa Maia Gonzalez, As Aventuras de Colombo
Orienta ateliers de escrita para crianças, adultos e professores (Escrita Criativa e Escrever para Crianças e Jovens). 
Orienta cursos sobre Escrever para Crianças na Escrita Criativa Online (vários cursos); na Pós-Graduação em Livro Infantil (Universidade Católica Portuguesa).
Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor!
Publicou, em Abril de 2013, o livro de escrita criativa Escrita em Dia.
Publicou, no Suplemento de Educação do Jornal de Letras, um conto por mês durante uns anos, disponíveis para leitura aqui.
É responsável pelo blogue histórias em 77 palavras, com ilustrações de Francisca Torres. 
Paralelamente trabalha treino mental e o uso pedagógico e terapêutico da metáfora, tendo publicado, em conjunto com Rita Vilela, os livros Histórias para contar consigo e Brincar com Coisas Sérias.
O seu último romance De Zero a Dez (apresentado por Patrícia Reis) tem recebido excelentes críticas. Leia a sinopse. Um livro sobre a dor crónica, o cansaço, o medo e a esperança. O laboratório UCB patrocinou a tradução para castelhano e inglês.
Publicou igualmente um livro de Treino Mental, chamado Altamente, com história metafóricas.
Podem ver aqui uma excelente Biografia feita pela Prof Dália Santos.
http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=10131

94 comentários:

Anónimo disse...

eu tenho de fazer um trabalho sobre uma das suas obras e preciso de saber algumas das suas ocupaçoes será que pode dizer me??

Margarida Fonseca Santos disse...

Ora viva! Podes perguntar através do mail é mais simples. Está aqui no blogue, mas deixo ficar também nesta mensagem:
margfs (arroba) hotmail.com
Substitui o (arroba) por @ e fica certo, ok? É para não se apanhar tantos vírus.
Bjs

Anónimo disse...

Boa noite.
Escrevo a dizer-lhe o quanto aprecio o seu livro que acabei de ler: O Livro Misterioso.
A história é emocionante e a linguágem é, se assim a posso definir, "actual" no sentido de ser a linguágem falada pelos jovens de hoje em dia.
Acho que demonstrou que um livro não são só folhasde papel.
A mensagem que me chegou foi: tudo o que somos, tudo o que sentimos, depende de tudo o que escolhermos ser. Senti isto não parte onde o André consegue resgatar os seus amigos dos grupos de sentimentos negativos para o grupo ao qual pertence a Catarina. Foi o épisódio que mais gostei na sua obra.
Este foi o primeiro livro que li de sua auoria e vou ler, de certeza, muitos mais.
Os meus maiores cumprimentos.

Henrique Rosário disse...

Boa noite.
Sou o que escrveu o comentário sobre O Livro Misterioso.
Quando a minha mãe entrou no meu quarto, viu a sua fotografia e crê que foi sua colega no liceu D.Pedro V. Ela chama-se (nome de solteira) Anabela Sabino. Será que lhe é familiar, que lhe recorda alguém? A minha mãe também nasceu em 1960, tal como a senhora. Se se lembrar, e caso pretenda, pode contactar-me para este e-mail: henriquerosario@hotmail.com.
Os meus maiores cumprimenos,

Henrique Rosário

Margarida Fonseca Santos disse...

Henrique, muito obrigada!
O que escreveste sobre o Livro Misterioso comoveu-me imenso... Eu gosto tanto daquele livro! Queria partilhar convosco essa ideia das influências e da forma como nos sentimos dia após dia...
Sabes uma coisa? Sou péssima para nomes, mas este não me é nada estranho, não. Devemos mesmo ter sido colegas! Que giro! Vou enviar-te um mail, então... Bjs gds

Anónimo disse...

Ola somos alunas da escola Miguel torga de Bragança e soubemos que vem visitar nos no próximo mês. gostaríamos de lhe poder fazer algumas questões. por que vamos fazer um trabalho sobre si. poderia nos dar o seu email para a contactar mos. aguardamos bjs.

Margarida Fonseca Santos disse...

Claro. Está aqui no blogue, mas deixo também nesta mensagem:
margfs (arroba) hotmail.com
Terão de tirar o (arroba) e os espaços a mais, e substituir por @, ok? De outra forma, sou invadida de vírus aqui pelo blogue...
Um beijinho

Anónimo disse...

eu chamome joao felix e sai que tem ums livro muitos bons e giros tem falas modenas

Anónimo disse...

sou do rosari eu tenho umas duvida sobre voce mas quando for a fragata vamos todo ficar sem elas eu sei que fas bons livros ja lemos 2 com uma prof sipatica fala muito bem de voce e uma pessoa simpatica e voce acho que ta bem e eu neste mo mento to a fazer u trabalhosobre vose

Anónimo disse...

eu acho que conhece e se erri que alguns dos meus amigo tabem sao da minha turma e vamos perparae muitas supresas

Margarida Fonseca Santos disse...

Claro que vamos conversar imenso e tirar todas as dúvidas. Estou desejosa de vos conhecer.
Um grande beijinho para todos

Anónimo disse...

Em que ano publicou o seu primeiro livro?

Margarida Fonseca Santos disse...

Lembro-me muito bem do dia, estávamos a 19 de Maio de 1995... Foi esse o dia em que tive pela primeira vez um livro meu na mão!
Bjs

Anónimo disse...

ola senhora margarida eu estou a fazer um trabalho sobre si e presisava que me responde se a uma pergunta.
-Ainda tem saudades da dua vida de professora de educaçao musical?

Anónimo disse...

ola senhora escritora margarida o seu nome verdadeiro é Margarida Fonseca Santos ou Margarida Isabel dos Santos Fonseca? quantos anos tem agora?

Margarida Fonseca Santos disse...

Ora viva!
Respondo aqui ás duas perguntas, ok?
Tenho, tenho saudades de dar aulas de Formação Musical, sobretudo aos primeiros anos. Da Pedagogia nem tanto, mas a "construção do ouvido" era para mim apaixonante!
O meu nome é mesmo este: Margarida Fonseca Santos! Não faço ideia quem é essa outra pessoa...
Mais alguma coisa, é só dizer...
Um beijinho
Margarida

Anónimo disse...

Quais sao as suas ocupaçoes recentes e as suas obras preferidas?

Margarida Fonseca Santos disse...

Escrevo, conto os contos que escrevo, vou às escolas falar com os miúdos que leram os meus livros e dou formação.
A minha obra preferida é "O Aprendiz de Guerreiro" (podes ver aqui www.petzet.margaridafs.net)
Bjs

Anónimo disse...

Ainda está a escrever algum livro?
Como é que tomou esta desisao na sua vida de ser professora e de mudar para escritora?

Margarida Fonseca Santos disse...

Olha, vou pedir-te uma coisa:
envia todas as perguntas para aqui:
margaridafs7 (arroba) gmail.com
É mais fácil, ok?
Bjs

Anónimo disse...

acabei agora mesmo de ler o livro "temos mesmo de esperar até segunda-feira" está bastante giro é daqueles livros que não se quer parar de ler

Anónimo disse...

adorei o livro "temos mesmo de esperar até segunda-feira"

Margarida Fonseca Santos disse...

E posso contar um segredo acerca dele - tem que ver com a forma como algumas ideias surgem. Eu estava a ver uma montagem que os meus filhos tinham preparado para alguém, com várias fotografias. Como eu nunca tinha feito aquilo, achei que era incrível (já foi há bastante tempo...). E depois disse: "Giro era se aparecesse alguém nessa fotografia que não estivesse lá quando a tiraram!". Os meus filhos olharam para mim, e um deles disse: "Pronto, já sabemos como é que vai ser o próximo livro...". E foi!!!
Obrigada pelas mensagens, um grande beijinho
Margarida

Mónica disse...

Olá!Sou uma aluna do 7ºano da escola Pedro Ferreiro Sei que vem à minha escola ... Estou a lêr um livro que escreveu : O Livro Misterioso !
Estou com alguma curiosidade para saber como consegue escrever ? Qual a sua inspiração ? E acima de tu de onde vei o gosto pela escrita ?

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá! Obrigada pela tua mensagem... Eu também tenho um carinho especial pelo Livro Misterioso.
Sabes? A inspiração está sobretudo no dia-a-dia, às vezes em frases, pensamentos. Depois guardo e vou trabalhando.
Vou à tua escola? Esse nome não me diz nada... onde é? E quando?
Vou gostar de te conhecer...
Um grande beijinho
Margarida

Mónica disse...

E.B.2,3/S Pedro Ferreiro ! Em Ferreira do Zêzere !
Eu também vou gostar de a conhecer

Margarida Fonseca Santos disse...

Ah, já percebi!!! Não fixei o nome da escola... E sabes que uma professora tua foi ao serão de contos em Tomar? Um espectáculo... Estou aqui a pensar que talvez proponha fazer aí também, vou ver como é que me organizo.
Até "quase já"...
Um grande beijinho
Margarida

Mónica disse...

Não se lembra quem foi ? Talvez a Prof.Ana Paula Marques ou a Prof.Paula Figueredo ( são prof.'s de LP )

Margarida Fonseca Santos disse...

Se posso dizer-te uma espécie de segredo... eu sou péssima para nomes. Quando a vir, lembro-me logo, mas raramente fico com os nomes na cabeça. O que guardo das pessoas é o lhar, o sorriso, não sei bem, mas é isso que fica para sempre. Um beijinho

Joana disse...

Olá Margarida,

fui sua aluna há uns anos atrás(há mais de 20 seguramente!)na escola de música de Torres Vedras. Hoje sou mãe e já li alguns dos seus livros aos meus filhos. A minha filha mais velha começou agora a ler e gostamos imenso dos seus livros. Foi um prazer descobrir recentemente que a Margarida é a mesma Margarida que me deu aulas de Formação Musical. Já agora, na altura eu não fazia a mínima ideia de que iria ser professora de Educação Musical e ser sua leitora!
Um grande beijinho e continue a dar-nos o prazer de ler!

Joana Carneiro

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá, Joana!
Há tanto tempo, de facto... ainda os meus filhos não tinham nascido! Agora têm 22 e 24!!!
Que engraçado, professora de edcuação musical? Que bom! E a ler os meus livros... fico mesmo contente. Vá-me dando notícias suas. Um grande beijinho
Margarida

Anónimo disse...

Olá Senhora Margarida! Estou a ler um livro seu para uma apresentação na escola, e gostaria de lhe fazer umas perguntas. Já a adicionei no Messenger, adicionei este email: margfs@hotmail.com, e gostaria que me aceitasse o mais rapidamente possivel, pois o trabalho é para apresentar na Segunda Feira. No Messenger sou o Tiago (totil46k@hotmail.com).
O Livro que estou a ler é "Pasteur", da colecção Génios do Mundo.
Aceite-me no Messenger Se Faz Favor, Obrigado.

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá! Olha, eu até podia ligar-me a ti, claro, mas a verdade é que passo muito pouco tempo com o chat ligado. Se quiseres fazer as perguntas por mail, faz - vou tentar responder a tempo. Manda para margaridafs7@gmail.com
Mas tens aqui no blogue quase tudo o que precisas, neste post e no da Bibliografia (tens um link à direita em cima). E mais coisas na página www.margaridafs.net
Um grande beijinho

Anónimo disse...

Olá Senhora Margarida outra vez, obrigado pela sua compreensao, vou enviar as perguntas para o mail : margaridafs7@gmail.com , como me indicou. Obrigado (:

André Gonçalves disse...

a pouco tempo, soube k vem a minha escolsa (Afonso de Paiva) e vou assistir no auditório á sua especie de apresentaçao, tenho muito gosto em recebela.

p.s. os livros da colecção 7 irmãos também estam a ter muita fama aki!!!

p.p.s ainda n li nenhum mas devem ser optimos, para haver tanta gente interessada neles!!!

Luis disse...

ola Margarida gostava de conhecer um pouco mais sobre si sou um aluno da Escola Da Sertã e eu estive na sua visita á nossa escola fiquei um pouco corioso gostava de conhecela mais um bocadinho.
se me quiser falar envie-me uma mensagem para o seguinte endereço de e-meil: luis.loureno@hotmail.com

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá, Luís! Agradeço-te imenso teres vindo aqui "falar" comigo. Claro que podemos trocar mails. O meu é margaridafs7 (arroba) gmail.com
Podes perguntar o que queres saber - fico curiosa...
Deixo-te um grande beijinho, gostei mesmo de ir à vossa escola

Margarida Fonseca Santos disse...

André, obrigada pela mensagem! Pois vou, e é já nesta terça... Não leste nada? Isso é estranho, pois eu vou estar com os alunos que leram... Se calhar querias dizer que não conheces os 7 irmãos - mas quando começares a lê-los, vais adorar...
Então até quase já!
Um beijinho
Margarida

André Gonçalves disse...

beijo igualmente

Anónimo disse...

Olá. Eu sou a Sofia e estou aqui para dizer-lhe que adorei ler o livro "Mónica a maria-rapaz" da colecção os 7 irmãos. Com isto é para lhe dizer que é uma belíssima autora. Durante algumas aulas com a professora Maria João Batalha estou a ler o livro Um pombo chamado Colombo que acho muito interessante. Os seus livros são maravilhosos e espero que continue a escrever livros tão bons como estes dois que acabei de referir.
Estou muito contente por saber que vem à nossa escola na Lourinhã.

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá, Sofia! Obrigada pela tua mensagem. Vamos estar juntas não tarda, vai ser bom...
Fico sobretudo feliz por estares a gostar de ler. E a professora M João é uma pessoa especial... Vai ser bom revê-la.
Deixo-te um enorme beijinho e um até já!

Anónimo disse...

Olá Sra. Margarida. O que mais gosta de fazer, ou melhor, o que é que a inspira a escrever? Bj

Margarida Fonseca Santos disse...

A inspiração nasce no dia-a-dia, naquilo que observo, no que oiço, mas talvez sobretudo no que sinto. E escrever é realmente o que mais gosto de fazer...
Um beijinho
Margarida

joana Pedroso disse...

Olá!!!Eu sou aluna da escola de Mafra do 6ºH. Onde vai visitar dia 17 de Janeiro. Gosto muito dos seus livros. E secalhar levo um ou dois para autografar!! Está bem?
Xau bjnhos

Margarida Fonseca Santos disse...

Claro, traz todos os que quiseres! Que bom, saber notícias de leitores mesmo antes de ir à escola... Obrigada! Deixaste-me com um sorriso cá dentro...
Um grande beijinho

Anónimo disse...

olá, sou aluno da escola secundaria jorge peixinho do 8 f chamo-me filipe e gosto muito dos seus livros. Agora estou ler o "Começar de Novo"

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá, Filipe! Obrigada pela tua mensagem. Espero que gostes da leitura. Será que nos vamos encontrar quando for à tua escola? Um grande beijinho

Anónimo disse...

pois, secalhar! beijinhos


ass: filipe

Anónimo disse...

Olá !
Sou uma grande fã .
Vai à minha escola quinta-feira.
Por favor encontre-me.
(Hermenegildo Capelo).
Assinado:
Joana Severino .

Margarida Fonseca Santos disse...

Talvez seja mais fácil vires ter comigo! Estarei talvez na biblioteca, entre as 10h e as 11h30. Vais?
Um grande beijinho

Anónimo disse...

Quando vier á escola do viso vai adorar,pode quer.

Margarida Fonseca Santos disse...

:)
Um beijinho

Joaninha Reis disse...

A minha mamã disse-me para escrever uma mensagem bonita aqui. Aqui vai:

Gostei muito muito de ler com a mamã os livros dos sete manos e gostava de conhecer a Maria e a Mónica. Sabe onde elas vivem? Se faz favor diz-ga-me. Queria conhecer a família toda.

Beijinhos da Joana Reis e da mamã dela.

(Joana Reis-6 anos)

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá, Joaninha!
Obrigada pela tua mensagem... Que querida!
Sabes? Tu podes encontrar a Maria e a Mónica sempre que quiseres, tu já sabes onde elas vivem - estão dentro de ti. E toda a família também.
Um grande beijinho meu, e outro da Maria João Lopo de Carvalho

Rafael Oliveira disse...

Bom dia! Gostava de saber qual foi o primeiro livro que escreveu, por favor.
Obrigado!

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá!
O primeiro chamava-se "O pirilampo sem luz".
um beijinho

Anónimo disse...

Olá Sra. Margarida
Chamo-me Margarida e tenho 15 anos.
Estou a ler um livro seu ( O Primeiro ano de uma escola Fantástica ) e queria saber quando é que o escreveu e se há um segundo livro ou há apenas o primeiro.
Os meus cumprimentos

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá, Margarida!
Sim, esse livro tem o 2º ano e o 3º ano - estão na colecção Clube das Amigas da Presença. Deves estar a ler a 2ª edição, com tons azulados e vermelhos, não é?
O livro já saiu há bastante tempo, mas agora tem essa "cara nova". Fico mesmo contente por saber que o estás a ler e que queres continuar. Obrigada.
Um grande beijinho para ti
(se precisares de mais alguma coisa, diz - margaridafs7 (arroba) gmail.com )

Anónimo disse...

Olá, sou uma aluna do Colégio Pedro Arrupe. Estou a fazer um trabalho sobre um livro seu. Pode dizer-me alguns dos livros que escreveu por favor?

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá! Então iremos estar juntas em breve...
Aqui, no post onde escreveste o comentário, estão todos os livros. Se precisares de ver capas e sinopses, podes ver na página: www.margaridafs.net
Um grande beijinho, bom trabalho

Anónimo disse...

Eu adoro os seus livros. Principalmente a colecção os 7 Irmãos

Anónimo disse...

Hi! How are you? You are my fan number 1? Please diga-me qual o livro que mais gostou de fazer? É que eu estou a fazer uma biografia sobre si e gostaria de saber mais pormenores sobre a sua vida!!

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá! Obrigada...
O livro que mais gostei de escrever foi "O Aprendiz de Guerreiro", é um livro (série) muito especial.
Um grande beijinho
Margarida

anamarg disse...

Boa tarde Margarida Fonseca Santos, somos os alunos da turma do 3.º ano do Centro Educativo de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares) e estamos ansiosos por conhecê-la, pois virá à nossa terra no dia 30 de Maio. Até lá vamos tentar fazer uma história com 77 palavras! Beijinhos de todos os alunos e das professoras Ana, Manuela e Sónia.

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá!!!
Eu também estou muito curiosa para vos conhecer.Vão escrever em 77 palavras? Ah, isso era tão bom... Vejam o desafio que está agora a decorrer.
Deixo-vos um grande beijinho!

Anónimo disse...

eu estou a fazer um trabalho sobre a senhora e gostaria saber um pouco mais da sua vida para fazer a bibliografia, muito obrigada

Margarida Fonseca Santos disse...

Tens tudo aqui:
http://margaridafonsecasantos.blogspot.pt/2007/06/bibliografia.html
Um beijinho!

Anónimo disse...

Ola gosto muito dos seus livros

Margarida Fonseca Santos disse...

Obrigada! Um grande beijinho

Catarina Sá disse...

Boa tarde,


Obrigada por escrever livros tão bonitos. Gosto muito da maneira como escreve e como dá vida ás personagens, por exemplo no livro" O peixe azul" foi o meu preferido.

Beijinho Margarida Fonseca Santos

Margarida Fonseca Santos disse...

Muito obrigada, Catarina. Fico mesmo contente. O Peixe Azul é também para mim um livro especial. Um grande beijinho

Anónimo disse...

Adoro a coleçao sete irmaos
e uma bela escritora

Margarida Fonseca Santos disse...

Obrigada. Mas, atenção - os 7 irmãos são escritos por mim e pela Maria João Lopo de Carvalho. Podes ver tudo aqui:
www.7irmaoslivros.blogspot.com
Um grande beijinho

Anónimo disse...

Olá :)
Eu estou a fazer um trabalho sobre uma das suas obras(o primeiro ano de uma escola fantástica) e precisava de algumas informações.
obrigada

Margarida Fonseca Santos disse...


Olá! pOdes procurar aqui:
http://www.margaridafs.net/index.php?option=com_zoo&view=category&layout=category&Itemid=114
e aqui
http://margaridafonsecasantos.blogspot.pt/search?q=escola+fant%C3%A1stica
Bom trabalho!

Carolina disse...

olá, eu sou a Carolina!
Eu ando a ler os livros da coleção dos 7 Irmãos.
Costava de saber, o que que lhe fez ter a ideis de ecrever-los?

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá, Carolina!
Olha, podes encontrar tudo isso e muito mais no blogue da colecção.
Vai a 7irmaoslivros.blogspot.com - acho que vais gostar.
Um grande beijinho

Anónimo disse...

Olá eu sou o Tomás e você vem á minha escola ( EB2.3 de Azeitão) eu neste momento estou na sua biografia a tirar ideias para a aula de Português e queria saber o que lhe deu para deixar de ser professora para ser escritora?9398542


Saudacões, Tomás

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá, Tomás. Tens essa informação no blogue e em várias entrevistas. E podes ler aqui nos comentários, é simples. Um beijinho

windie disse...

Cara Margarida. sou mae de um menino de 4 anos que um dia apareceu em casa a cantar a musica do amigo. fiquei imeditamente apaixonada pela a musica e descobri que a professora de piano estava a treinar os meninos para cantarem esta musica na festa de final de ano. hoje o meu filho foi dormir cantando a cancao e imaginando o seu melhor amigo. gostaria de a conhecer e de a convidar a visitar a escola do meu filho. haveria disponibilidade ? um grande beijinho, alexandra

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá, Alexandra. Obrigada pelo seu comentário. Pois, essa é a música mais conhecida e usada, assim como a do Girassol. Agradeço-lhe imenso contar-me este momento. :)
Não faço ideia onde é a escola. Por motivos de saúde, misturados com trabalho fixo em Lisboa, ainda não sei como vai ser o próximo ano. Mas podemos falar lá para Setembro/Outubro.
Um grande beijinho

Biblioteca Alto de Algés disse...

Olá bom dia, Margarida.
Escrevo-lhe para agradecer a sua vinda à biblioteca da EB1/JI do Alto de Algés adorei conhece-la pessoalmente. Todos, alunos, professores e voluntários adoraram as suas histórias e a sua maneira cativante de as contar.
Muito obrigada pelo carinho e sapiência :)
Um beijinho grande,
Sandra Surgy

Margarida Fonseca Santos disse...

Muito obrigada, Sandra. Foi uma manhã bem passada, isso foi.
Um grande beijinho para todos

Alexandra Pinto disse...

Boa noite, será que me podia dizer quem fez as ilustrações do livro o peixe azul? Obrigada

Alexandra Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandra Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margarida Fonseca Santos disse...

Olá! Podes ver na ficha técnica do livro, mas digo-te já: foi a Danuta W.
Um grande beijinho
Margarida

10º 1º TC disse...

Olá, faço parte da turma 1ºTC da Escola Braamcamp Freire e estamos a fazer um trabalho sobre si, já sabemos algumas informações mas temos uma questão acerca do seu Curso de Piano e queríamos saber que tipo de músicas tocava e as que mais gosta de tocar.

A nossa professora de Português, Fernanda Duarte, sugeriu-nos esta atividade porque estamos a trabalhar o seu livro "A Magia das Cartas".

Margarida Fonseca Santos disse...

Pois, eu sei! Que bom - vamos encontrar-nos em Maio, parece-me.
Olha, eu tirei o curso de piano porque era o que dava acesso a dar aulas de Formação Musical, que fiz durante anos e anos. Nunca fui concertista, nada disso. Mas os meus compositores preferidos são Bach e Schumann. :)
Um grande beijinho a todos!

10º 1º TC disse...

Ola bom dia, sou o Tiago do 1ºTc, e venho agradecer-lhe a sua resposta.
Gostaríamos também de saber, quais são os seus romancistas favoritos e as suas obras favoritas.


Obrigado.

Margarida Fonseca Santos disse...

Olá de novo!
Romancistas: João Aguiar, Helena Marques, Afonso Cruz, Lídia Jorge, António Lobo Antunes.
Livros que me marcaram, destes escritores e por ordem:
«O Homem sem nome», «O último cais», «Para onde vão os guarda-chuvas», «O vento assobiando nas gruas», «A explicação dos pássaros».
Um grande beijinho para todos

Duarte Baptista disse...

Adorei o livro " Mariana e Manuel gémeos em sarilhos"
muito bom parabéns!!!!!

Andreia Filipa disse...

Olá D.Margarida ontem quando a minha professora me disse que tinhamos que fazer uma trabalho sobre uma autora que gostassemos pensei logo em si, pois sou sua fã, não sei se se lembra mas autografou-me cinco ou seis livros dos 7 irmãos quando foi á escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro.
Agora há um problema fui pesquisar a sua biografia mas na biografia temos que por a filiação mas não encontrei será que me pode mandar para o meu email? assim que terminar se quiser posso lhe mandar para o seu email o trabalho da biografia.
o meu email é
andreiafzz.av@sapo.pt
espero que não se importe mas eu retirei alguma informação nos comentários.
bjs Andreia Filipa

Margarida Fonseca Santos disse...

Andreia, já enviei mail.
Um beijinho e obrigada pelas tuas palavras